Pacotes de Patrocínio da Copa do Mundo da FIFA

A Copa do Mundo da FIFA é o ápice do futebol internacional e, a cada quatro anos, cativa o público de todo o mundo. Em junho de 2018, vimos o fim do duopólio de longa data no futebol masculino mundial, quando a França venceu a Croácia em uma emocionante final na Rússia. O segundo maior evento esportivo depois das Olimpíadas atrai mais de um bilhão de espectadores em todo o mundo, o que o torna uma das plataformas de marketing mais eficazes para os anunciantes. A Copa do Mundo da FIFA também é um dos torneios mais lucrativos para os patrocinadores. O pacote de patrocínio para a edição de 2014 foi vendido por $ 105 milhões, o preço mais alto já pago por um contrato de patrocínio de torneio. Foi mais do que o dobro do que os patrocinadores pagaram em qualquer Copa do Mundo anterior. Continue lendo para saber mais sobre os pacotes de patrocínio disponíveis com diferentes parceiros durante a Copa do Mundo da FIFA deste ano e como você pode aproveitá-los como anunciante.

Quais são os diferentes pacotes para Patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA?

A Copa do Mundo da FIFA apresenta uma série de parceiros de publicidade que recebem direitos de patrocínio exclusivos em troca do pagamento de uma quantia significativa de dinheiro. O valor desses acordos de patrocínio varia de acordo com o tipo de acordo assinado. As principais categorias de pacotes de patrocínio incluem:

- Patrocinadores oficiais: Este é o pacote de patrocínio de maior valor. Apenas uma empresa recebe esse status durante o torneio. Os patrocinadores oficiais podem usar as marcas registradas oficiais da FIFA, incluindo o logotipo da Copa do Mundo da FIFA, em seus materiais de marketing e em seus estádios. Eles também organizam eventos de hospitalidade para os dirigentes da FIFA, e seus funcionários recebem passes especiais para assistir às partidas.

- Patrocinadores do resto do mundo: São os patrocinadores que não são do país anfitrião. Os direitos são limitados ao território da nação anfitriã.

- Patrocinadores do país-sede: no país-sede, a FIFA assina um acordo com uma empresa para atuar como patrocinador do país-sede. Os patrocinadores da nação anfitriã podem usar as marcas registradas da FIFA e da Copa do Mundo em seus materiais de marketing.

- Fornecedores e parceiros oficiais: Fornecedores e parceiros oficiais não estão autorizados a usar as marcas registradas da FIFA ou da Copa do Mundo em seus materiais de marketing. No entanto, eles podem usar os logotipos da FIFA ou da Copa do Mundo ou o nome ou logotipo da empresa nas entradas de seus estádios.

- Fornecedores de produtos e serviços oficialmente licenciados: Esses fornecedores não têm permissão para usar nenhuma das marcas registradas da FIFA ou da Copa do Mundo em seus materiais de marketing. Eles podem usar os logotipos da FIFA ou da Copa do Mundo ou o nome ou logotipo da empresa nas entradas de seus estádios.

Patrocínio Visa

A Visa é um dos patrocinadores mais procurados da Copa do Mundo da FIFA, tendo patrocinado o evento desde a Copa do Mundo da FIFA de 1990 na Itália. A empresa é a patrocinadora exclusiva de serviços de pagamento para todos os eventos da FIFA. Além disso, a Visa também tem um contrato de patrocínio com o International Football Association Board (IFAB), que supervisiona as Leis do Jogo para a FIFA e todas as federações de futebol do mundo. Em 2018, a Visa é a parceira oficial de serviços de pagamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, que será realizada na França de 7 de junho a 7 de julho. Parceiro de Serviços de Pagamento do Sorteio Oficial e Sorteio Final. A parceria possibilita que a Visa realize uma série de atividades, incluindo o Visa Fan Fest, um local de experiência ao ar livre para fãs com música ao vivo, entretenimento e outros eventos.

Patrocínio McDonald's

A gigante global de fast-food se tornou parceira oficial da FIFA em 1998. Em 2018, o McDonald's é um dos principais patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA. A empresa é uma das oito parceiras da FIFA autorizadas a usar o logotipo oficial da Copa do Mundo da FIFA em seus materiais de marketing. O McDonald's também recebe espaço publicitário gratuito no site oficial da FIFA, bem como no site de todas as associações nacionais de futebol. O acordo de patrocínio entre o McDonald's e a FIFA permite que a empresa hospede eventos de hospitalidade para dirigentes da FIFA e seus funcionários em Copas do Mundo e outros eventos importantes do futebol.

Patrocínio Budweiser

A Budweiser é uma das marcas mais conhecidas do mundo e uma parceira de longa data da FIFA. A marca de cerveja patrocina a Copa do Mundo da FIFA desde 1986, quando assinou pela primeira vez um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2018, a Budweiser voltou a ser o principal patrocinador do torneio. Como patrocinadora principal, a Budweiser tem o direito de usar o logotipo oficial da Copa do Mundo da FIFA em seus materiais de marketing. A Budweiser também pode usar o logotipo em suas embalagens no país anfitrião. Além disso, a Budweiser tem o direito de sediar eventos de hospitalidade para dirigentes da FIFA e seus funcionários na Copa do Mundo e outros torneios de futebol.

Conclusão

A Copa do Mundo da FIFA é o evento esportivo mais assistido e seguido do mundo. Atrai mais de um bilhão de espectadores em todo o mundo e é uma das plataformas de marketing mais eficazes para anunciantes. O evento também representa uma oportunidade financeira significativa para os patrocinadores. Os acordos de patrocínio da Copa do Mundo da FIFA variam de acordo com a categoria do parceiro. Os patrocinadores oficiais obtêm os direitos de patrocínio mais lucrativos, enquanto os patrocinadores recebem benefícios mais limitados.