Copa do Mundo da FIFA e Patrocínio da Coca-Cola

A Copa do Mundo da FIFA é o evento esportivo mais assistido do mundo. Em 2018, também foi o mais lucrativo. O torneio gerou US$ 5 bilhões em receita e deixou o país anfitrião, a Rússia, com um superávit de US$ 15 bilhões. Seja você um ávido fã de futebol ou não, não há como negar que este evento esportivo global deixou uma marca na cultura popular e na sociedade como um todo. Pessoas que não estão nem remotamente interessadas em futebol sintonizarão para assistir suas estrelas favoritas representarem seus países jogando umas contra as outras no santo graal de todos os eventos esportivos da Copa do Mundo da FIFA. À medida que os anunciantes continuam a ultrapassar os limites da criatividade com novas campanhas, integrações e comerciais, as marcas encontraram novas maneiras de anunciar e atingir seu público-alvo de maneira eficaz durante esse período em que todos sintonizam a mesma coisa ao mesmo tempo.

Qual é a diferença entre a Copa do Mundo da FIFA e as Olimpíadas?

A maior diferença entre os dois é que as Olimpíadas acontecem uma vez a cada dois anos, enquanto a Copa do Mundo ocorre uma vez a cada quatro anos. As Olimpíadas também são realizadas em um local, enquanto a Copa do Mundo viaja por todo o mundo. As Olimpíadas, como evento, são uma tradição muito mais antiga e acontecem desde o ano de 1896. A Copa do Mundo da FIFA é um torneio mundial realizado a cada quatro anos, onde as nações qualificadas competem entre si no futebol (soccer). A primeira edição da Copa do Mundo foi sediada no Uruguai em 1930. Atualmente, o torneio é disputado em fase de grupos e termina com as finais, realizadas a cada quatro anos. A Copa do Mundo Feminina da FIFA é disputada entre as melhores seleções femininas de futebol do mundo. É realizado a cada quatro anos, com o próximo torneio agendado para 2021 na Irlanda do Norte, Grã-Bretanha e República da Irlanda.

Quais marcas patrocinam a Copa do Mundo da FIFA?

A Copa do Mundo da FIFA é uma oportunidade de marketing muito procurada. O evento gera um nível insano de engajamento nas mídias sociais, e a audiência média da TV é de cerca de um bilhão de pessoas, então não é surpresa que as marcas queiram entrar em ação. Existem vários patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA. Alguns dos mais proeminentes são Coca-Cola, Adidas, McDonald's, Visa, Budweiser e Gilette. A Coca-Cola é a patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA. Eles detêm o título desde 1986 e têm sido o maior anunciante a veicular anúncios durante o torneio. Durante a Copa do Mundo de 2014, a Coca-Cola veiculou um total de 15 anúncios em 12 idiomas. Foi relatado que a Coca-Cola gastou US$ 80 milhões nesses anúncios.

Por que a Coca-Cola patrocina a Copa do Mundo da FIFA?

A Coca-Cola tem a reputação de ser a marca de bebidas mais popular do mundo. Eles existem há mais de 125 anos e têm uma incrível base de fãs. Em muitos países, incluindo Brasil, Argentina e Alemanha, a Coca-Cola faz parte da cultura tanto quanto o futebol. Faz sentido que a Coca-Cola queira investir no esporte no mesmo nível que as pessoas ao redor do mundo. A empresa patrocina a Copa do Mundo da FIFA desde a década de 1970 e é patrocinadora do Troféu da Copa do Mundo da FIFA desde o ano de 2007. A Coca-Cola tem sido extremamente bem-sucedida com suas campanhas de marketing durante a Copa do Mundo da FIFA. Eles tiveram alguns dos comerciais mais memoráveis já exibidos durante o torneio e conseguiram alcançar milhões de pessoas em todo o mundo.

A guerra dos anúncios de 10 segundos: como as marcas competem para alcançar os consumidores durante a Copa do Mundo

A Copa do Mundo da FIFA é uma grande oportunidade de marketing para as marcas, e elas costumam gastar muito dinheiro para serem apresentadas durante os jogos. Estudos mostram que o preço médio de um anúncio de 30 segundos durante a partida final do torneio está entre US$ 600.000 e US$ 1,5 milhão. Isso é muito mais do que a maioria das marcas deseja gastar em um único anúncio. Como resultado, muitas marcas têm tentado maneiras novas e criativas de alcançar os bilhões de pessoas que assistem aos jogos. As marcas têm feito marketing nas mídias sociais, inventando aplicativos para ajudar os consumidores a se envolverem durante os jogos e até mesmo veiculando anúncios durante outros eventos esportivos que estão acontecendo ao mesmo tempo. A WWE tem um grande público e vai ao ar nos finais de semana, quando a Copa do Mundo está sendo disputada.

A importância do patrocínio de grandes eventos esportivos e seus benefícios para as marcas

Patrocinar grandes eventos esportivos tornou-se parte essencial da estratégia de marketing de uma marca. É uma ótima maneira de atingir um público amplo e é uma alternativa mais barata à publicidade tradicional, como comerciais de TV, anúncios impressos etc. Também oferece às marcas a oportunidade de mostrar sua criatividade e deixar uma impressão duradoura em seus clientes. Patrocinar um grande evento esportivo traz muitos benefícios para as marcas. Isso inclui obter maior visibilidade da marca, maior envolvimento com a marca, melhor reputação da marca e mais fidelidade do cliente. Existem muitas razões pelas quais as marcas patrocinam grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo da FIFA, mas a maior delas é que é uma ótima maneira de divulgar seu nome.