Direitos televisivos e Publicidade - Copa do Mundo da FIFA

A Copa do Mundo é o ápice do futebol e também é o momento para os anunciantes atingirem um público mais amplo do que nunca. A melhor parte é que o evento é realizado uma vez a cada quatro anos, o que significa que as marcas têm oportunidades limitadas de anunciar para um público tão influente.

Quanto custa anunciar durante a Copa do Mundo da FIFA?

A publicidade durante a Copa do Mundo da FIFA pode custar até US$ 9 milhões por minuto, tornando-a uma das plataformas de publicidade mais caras do mundo. O custo da publicidade televisiva durante a Copa do Mundo da FIFA varia de acordo com o país e a rede; no entanto, algumas estimativas colocam o custo em cerca de US $ 800.000 por comercial de 30 segundos.

Quais marcas foram anunciadas na Copa do Mundo FIFA 2018?

Muitas marcas estão fazendo um forte esforço para anunciar durante a Copa do Mundo da FIFA, mas muitas já estão envolvidas com o evento há anos. Algumas das marcas mais notáveis que anunciaram no evento deste ano incluem Coca-Cola, Adidas, Pepsi, Visa, Hyundai, Lay's e Nike. A Coca-Cola tem sido uma parceira de longa data durante a Copa do Mundo, e este ano eles esperam envolver o público com uma série de anúncios de “camarins virtuais” para permitir que os fãs se vistam como alguns dos melhores atletas do mundo. A Adidas, por outro lado, está promovendo seu efeito “Adicolor” gerado por IA com uma série de spots com ícones do futebol como Zinedine Zidane e Romário. A Pepsi também está de volta com uma campanha “Catch More Moments” com artistas como a cantora Katy Perry e a modelo/DJ Cara Delevingne. A Visa voltou com uma campanha “Nunca Pare de Criar” que celebra as artes e a cultura em todo o mundo.

Como os anúncios durante a Copa do Mundo da FIFA são diferentes de outros esforços de publicidade?

É importante observar que a Copa do Mundo da FIFA não é apenas um evento único, mas sim uma série de eventos que acontecem ao longo de várias semanas. Isso é parte do motivo pelo qual o evento é tão atraente para os profissionais de marketing: eles não apenas veiculam seus anúncios durante um dos eventos esportivos mais populares do mundo, mas também têm várias semanas para envolver seu público com conteúdo adicional. Infelizmente, o grande número de anúncios durante a Copa do Mundo da FIFA torna difícil para os profissionais de marketing causarem impacto. O evento tem mais de 14 horas de programação de TV a cada jornada, e isso sem contar o conteúdo online disponível. Mais de 90% dos telespectadores da Copa do Mundo também consomem conteúdo online. Isso significa que as marcas precisam trabalhar mais do que nunca para divulgar sua mensagem às massas.

O que vem a seguir para os direitos de TV da Copa do Mundo da FIFA?

A próxima Copa do Mundo da FIFA acontece em 2022; no entanto, as negociações para os direitos de TV já começaram. O último acordo de direitos de TV foi avaliado em US$ 1,6 bilhão, mas o próximo acordo provavelmente será ainda mais lucrativo. Alguns dos países que devem concorrer aos direitos de TV da Copa do Mundo da FIFA 2022 incluem Japão, China, Catar, Brasil e Estados Unidos.

Agora vamos dar uma olhada em algumas das melhores campanhas publicitárias do evento deste ano.

Adidas: “Nada supera um grande momento futebolístico” - Esta é a primeira vez que a Adidas é patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA, e a empresa está fazendo um grande esforço para promover seus produtos. Um dos anúncios mais notáveis da marca traz o jogador de futebol brasileiro Ronaldinho. Durante o anúncio, as chuteiras de futebol de Ronaldinho são substituídas por tênis Adidas Samba Classic de cores vivas decorados com folha de ouro.

Coca-Cola: “Taste the Feeling” - A Coca-Cola é uma patrocinadora de longa data da Copa do Mundo da FIFA e, mais uma vez, deu um grande impulso com seus anúncios. Um dos anúncios mais notáveis apresenta alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo, como o jogador brasileiro Philippe Coutinho, o jogador argentino Sergio Agüero e o jogador inglês Harry Kane. Durante o anúncio, os jogadores descrevem como se “sentem” momentos antes de chutar uma bola para a rede.

Que tipo de anúncios podemos esperar ver durante a Copa do Mundo da FIFA?

Os anunciantes da Copa do Mundo da FIFA esperam criar campanhas que não apenas envolvam seu público, mas também se tornem virais online. Isso significa que os anunciantes são mais propensos a veicular anúncios humorísticos ou anúncios com os melhores jogadores de futebol do que anúncios sérios. Um estudo realizado pela The Drum descobriu que 88% dos torcedores de futebol preferem assistir a anúncios divertidos do que anúncios focados no produto da marca. Essas descobertas levaram muitos a acreditar que as campanhas publicitárias de maior sucesso na Copa do Mundo da FIFA serão aquelas que tocarem as emoções dos torcedores, principalmente seu amor pelo time.

Conclusão

A Copa do Mundo da FIFA é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo e também uma das plataformas de publicidade mais lucrativas. Durante o evento, as marcas têm várias semanas para envolver seu público por meio de programação de TV, conteúdo online e postagens em mídias sociais. Espera-se que o evento deste ano seja um dos mais assistidos da história, o que significa que os anunciantes têm muito trabalho pela frente. Eles terão que criar campanhas que não apenas envolvem o público, mas também se tornam virais online.